Ciências Exatas e Engenharias






Site
 
Associação Brasileira de Educação em Engenharia –  Produzir mudanças para melhoria da qualidade do ensino de graduação e pós-graduação em engenharia e tecnologia no Brasil, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados.

Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL,  regula o setor elétrico brasileiro. Regula a produção de energia elétrica, fiscalizar as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica, implementar políticas e diretrizes relativas à exploração da energia elétrica e estabelecer tarifas.

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - Responsável pela regulação das indústrias de petróleo e gás natural e de biocombustíveis no Brasil.

Associação Brasileira de Energia Nuclear - Reúne os técnicos e pesquisadores do setor nuclear brasileiro.Realiza a difusão de informações sobre as aplicações pacíficas da energia nuclear em diferentes campos da vida humana, como a geração de energia elétrica, a medicina, a agricultura e o meio ambiente.

Comissão Nacional de Energia Nuclear - Colabora na formulação da Política Nacional de Energia Nuclear; executa ações de pesquisa, desenvolvimento, promoção e prestação de serviços na área de tecnologia nuclear e suas aplicações para fins pacíficos e regula, licencia, autoriza, controla e fiscaliza essa utilização.

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA-RS - Controla, orienta e aprimora o exercício e as atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus níveis médio e superior, no território de sua jurisdição.

Centro de informações Nucleares -  Serviço de divulgação científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Busca popularizar o conhecimento científico, tecnológico e inovador do país, vem responder aos desafios da 'Sociedade da Informação e do Conhecimento' e contribuir para inclusão tecnológica, informacional e social.

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - O CEBDS é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável, nas empresas que atuam no Brasil, por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema.

Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea -  zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade, regulamenta e fiscaliza o exercício profissional dos que atuam nas áreas que representa, tendo ainda como referência o respeito ao cidadão e à natureza.

Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) - Divulga informações técnico-científicas sobre a Biotecnologia e seus benefícios, aumentando a familiaridade de todos os setores da sociedade com o tema. Divulga informações técnico científicas sobre biotecnologia e suas aplicações na construção de uma sociedade sustentável.

Sociedade Brasileira de Imunologia - A SBI representa a comunidade de imunologistas brasileiros. Tem como objetivo principal difundir a pesquisa e o ensino em Imunologia no Brasil, seus aspectos básicos e clínicos. Organiza reuniões científicas anuais alternando Congressos de interesse geral na Imunologia e Reuniões Temáticas. Também divulga informações, trabalhos científicos e notícias relacionadas a Imunologia ou áreas correlatas através de Boletins mensais – o “SBI na Rede”.

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Atua fortemente no intercâmbio e quarentena de germoplasma vegetal, garantindo a continuidade dos programas de melhoramento genético da Embrapa, além de prevenir a introdução e dispersão de pragas agrícolas. Atua no cenário nacional e internacional de forma a "Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação em recursos genéticos para a sustentabilidade da agricultura brasileira".

Empresa de Pesquisa Energética - EPE tem por finalidade prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, tais como energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados, carvão mineral, fontes energéticas renováveis e eficiência energética, dentre outras.

Inovação Tecnológica - Revista Eletrônica que reúne informações sobre eletrônica, energia, espaço, informática, materiais, mecânica, meio ambiente tecnologia, robótica.

Institut of Physics -  Revista on-line que apresenta publicações sobre matéria condensada, matéria macia, ciências dos materiais; física atômica, molecular, óptica e de plasma; física de partículas nucleares e de alta energia; física médica, física biológica e engenharia biomédica; astrofísica, cosmologia e gravitação; física matemática, estatística e quântica.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Provedor de dados e informações do país, que atende às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. É responsável pela produção de informações estatísticas e geocientíficas, oferecendo uma visão atual sobre o país.

Instituto de Pesquisas Tecnológicas - Conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, atuando basicamente em quatro grandes áreas inovação, pesquisa & desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento & apoio metrológico, e informação & educação em tecnologia.

International Atomic Energy Agency - Instituição orientada para responder às necessidades da sociedade e das empresas. Apostando numa investigação sustentável e para a sustentabilidade através da geração do conhecimento do nosso território.

Organização Latino-Americana de Energia - Contribui para a integração, o desenvolvimento sustentável e a segurança energética, orientando e promovendo a cooperação e coordenação entre os seus países membros.

Plataforma Nacional de Recursos Genéticos - Visa à conservação dos recursos genéticos e curadoria, documentação e intercâmbio de germoplasma.

Rede Nordeste de Biotecnologia - estimula a participação de jovens cientistas no sistema de pós-graduação brasileiro, estimula a participação e inserção do Brasil na utilização dos avanços da biociência para reduzir a fome e minimizar graves problemas de saúde pública, relacionados com a mortalidade infantil. Formar recursos humanos com sólida base científica para suprir as demandas tanto do setor acadêmico como do setor empresarial com vistas ao desenvolvimento tecnológico.

Sociedade Brasileira de Física - Congrega os físicos e professores de Física do Brasil, zela pela liberdade de ensino, de pesquisa e pelos interesses e direitos dos físicos e professores de Física, zela pelo prestígio da ciência no País, presta apoio, fomenta e promove as  atividades de pesquisa e ensino em Física e promove o intercâmbio entre os profissionais do Brasil e de todo o mundo.

Sociedade Brasileira de Microbiologia - Promove a Microbiologia no País, com realização de eventos anuais, edição da Revista Brazilian Journal of Microbiology, oferecimento de cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Microbiologia, entre outras atividades.

Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos - A SBRG, associação civil, sem fins lucrativos, formada por pesquisadores, professores e estudantes universitários do Brasil que atuam na área de conservação, caracterização e uso dos Recursos Genéticos animais, vegetais e de microrganismos. Busca promover o desenvolvimento, a difusão de conhecimento e contribuir para a formação e atualização dos profissionais da área.

World business council for Sustentainable Development - Organização global que ajuda a transformar as empresas associadas em sucessos sustentáveis, concentrando esforços na satisfação dos acionistas, do ambiente e das sociedades. As empresas associadas originam-se dos diversos setores da economia.


Sociedade Brasileira de Genética - Congrega pessoas e instituições interessadas em proporcionar o progresso e a difusão das diferentes áreas da Genética, fazer-se representar perante as instituições internacionais congêneres, com as quais deve manter intercâmbio, contribui para a formação de novos geneticistas, docentes e pesquisadores no território nacional.


Periódicos Científicos

Revista de Informática Teórica e Aplicada - RITA - Publica trabalhos que mostram as tendências da área de Informática e suas aplicações. Fórum para discussões de projetos em desenvolvimento nas universidades e centros de pesquisa, bem como de seus resultados nas perspectivas áreas de aplicação.


Revista Brasileira de Computação Aplicada -  RBCA -  Publicação do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade Passo Fundo, visa divulgar a produção científica nacional nas áreas de computação aplicada à agricultura, saúde, engenharias e demais áreas que necessitem da Computação.


Matemática Contemporânea - Tem por objetivo principal divulgar anais de reuniões de matemática. Cada volume, cuja elaboração fica sob a responsabilidade de um editor associado, conterá artigos de pesquisa e trabalhos selecionados, aceitos mediante revisão científica.


Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e de Gestão Tecnológica - A RESIGeT tem o propósito de divulgar a produção acadêmico-científica dos corpos docente e discente do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca. Divulga trabalhos de toda comunidade no Brasil e exterior na área de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica.


TEMA. Tendência em Matemática aplicada e computacional - Objetivo principal de divulgar os trabalhos de pesquisadores brasileiros que apresentam aplicações inovadoras e/ou trazem contribuições relevantes para a Matemática.


iSys - Revista Brasileira de Sistema de Informação - Voltada para a área de Sistemas de Informação. Promove e dissemina as informações no Brasil. Seu público-alvo é formado por pesquisadores, professores, alunos e profissionais da área de Sistemas de Informação.


Revista de Sistemas de Informação da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora - Promoção do conhecimento na área de informática, especialmente o conhecimento aplicado para o desenvolvimento regional e nacional. 


Iberian Journal of Information Systems and Technologies - Periódico científico publicado pela Academy Publisher em associação com a AISTI (Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias da Informação), que centra a investigação e a aplicação prática inovadora no domínio da Sistemas de informação e tecnologias.


Informática na Educação: Teoria & Prática - Periódico científico editado pelo programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Opera como agente difusor de pesquisa científica, artística e tecnológica em temas educacionais de cunho teórico-conceitual ou prático-metodológico, pertinentes à inserção, ao uso e à avaliação da informática e de outras tecnologias, no âmbito das Artes e das Ciências.


Revista Eletrônica de Iniciação Científica - Oferecer aos alunos de graduação a possibilidade de experimentar todo o processo de produção e divulgação de um trabalho científico, desde a sua concepção até a sua publicação final. Os alunos de graduação são incentivados a escrever artigos científicos relatando suas pesquisas realizadas em projetos de iniciação científica, trabalhos de graduação, monografias de conclusão de curso e demais atividades de pesquisa.


Journal of the Brazilian Computer Society - JBCS  - Seu objetivo é publicar artigos de pesquisas originais, que sirvam como fórum para disseminar pesquisas inovadoras em todos os aspectos da ciência da computação. As prioridades da revista são a qualidade e a atualidade das informações.


Holos - publicação on-line do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) que divulga a produção técnico-científica, estando aberta à contribuição de pesquisadores de outras entidades de ensino e pesquisa.

Acta Scientiarum. Technology -  Viabiliza o registro público do conhecimento e sua preservação; Publica resultados de pesquisas envolvendo idéias e novas propostas científicas; Disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica; Agilizar o processo de comunicação científica na área de Tecnologia. Áreas relevantes da Tecnologia, incluindo Biotecnologia; Bioenergia (enfoque tecnológico); Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos e suas subáreas.


Ciência & Engenharia -  Revista da Universidade Federal de Uberlândia - UFU que difundir trabalhos técnicos científicos, do país e do exterior, nas áreas de Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica e Química) Matemática e Química, cujo conteúdo não tenha sido publicado.


Ingeniare. Revista Chilena de Ingeniería - Revista sobre engenharia que publica artigos originais relacionadas com as áreas de engenharia elétrica, eletrônica, mecânica, computador, metalurgia, indústria, ciências afins, incluindo a educação em engenharia.


Revista Brasileira de Estatística -  RBEs - Publicação da Associação Brasileira de Estatística (ABE) juntamente com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que publica trabalhos relevantes em Estatística Aplicada, não havendo limitação no assunto ou matéria em questão.

Revista Revista de Engenharia e Tecnologia 

Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas

 

Inovação Tecnológica - Revista Eletrônica que reúne informações sobre eletrônica, energia, espaço, informática, materiais, mecânica, meio ambiente tecnologia, robótica.


Institut of Physics -  Revista on-line com publicações sobre matéria condensada, matéria macia, ciências dos materiais; física atômica, molecular, óptica e de plasma; física de partículas nucleares e de alta energia; física médica, física biológica e engenharia biomédica; astrofísica, cosmologia e gravitação; física matemática, estatística e quântica.


Revista de Ensino em Engenharia – Publicação da Associação Brasileira de Educação em Engenharia – ABENGE que se destina à divulgação de trabalhos com aspecto didático, científico, tecnológico,profissionais, políticos e administrativos concorrentes à educação em engenharia.


Revista de Ensino em Ciências da Engenharia – apresenta artigos científicos sobre pesquisas em andamento ou concluídas, além de relatos de experiências inovadoras no ensino. 


Revista de Ensino e Ciências da Matemática -  publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, destinada a divulgar trabalhos previamente arbitrados e que abordem, preferencialmente, resultados de pesquisas e experiências didáticas como foco a sala de aula e que visem aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos científicos.


Revista de Educação Ciências e Matemática - Divulga artigos inéditos na área de Ensino das Ciências e Matemática, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e professores do ensino fundamental, médio e superior. 


Acta Scientiae - Publica artigos de pesquisa e resenhas da área de Ensino da CAPES, com foco no Ensino de Ciências e Matemática.

Revista Experiências em Ensino de Ciências- Referência entre os professores e pesquisadores da Área de Ensino de Ciências no Brasil.

Revista REAMEC - Vinculada ao Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática PPGECEM que se destina à formação de pesquisadores na área.

Periódicos Não Científicos

Eletricidade Moderna
Engenharia
Revista O setor eletrétrico

LIVROS

Educação Matemática: da teoria à prática 16 e.d. – Ubiratan D’ambrosio.
 

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *